Aluno: Miguel De SÁ Figueiredo Peixoto Alves
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo criar um modelo assente num Movimento Browniano Geométrico, desenvolvido através de linguagem Python, para estimar a evolução da estrutura de custos de uma empresa. Através de revisão literária é abordada a importância de estimar custos futuros, fazendo uma introdução ao plano de negócios. De seguida, é referida a dificuldade existente em estimar custos. Por último, são apresentados os conceitos de Movimento Browniano, a simulação de Monte Carlo e o Root mean square error.
O modelo desenvolvido é objetivo e assente em critérios claros e rigorosos mitigando grande parte dos erros que podem ser cometidos por uma equipa de gestão, quando estimam custos futuros. Este modelo capacita a empresa de uma ferramenta capaz de auxiliar no desenvolvimento de planos de negócio, na criação de projeções económicas e financeiras futuras e na tomada de decisões com acesso a informação objetiva, clara e baseada em metodologias matemáticas.
É neste sentido desenvolvido um modelo de Movimento Browniano Geométrico que através de simulações de Monte Carlo, em comparação com a utilização da taxa inflação para estimar custos futuros, apresenta resultados aproximadamente seis vezes mais próximos das observações realizadas.
Trabalho final de Mestrado