Aluno: Tiago Lima De Carvalho
Resumo
Os fundos de pensão têm uma participação representativa nos mercados financeiros, seja considerando o capital investido ou o perfil de escolha de ativos. Nos planos de pensão de benefício definido, o foco é assegurar cobrir os passivos com os ativos existentes.
A gestão de ativos e passivos (em inglês ALM) é o conjunto de métodos e ferramentas projetadas com a finalidade de orientar como os fundos devem investir seus ativos a fim de que, em determinada data, seja possível pagar seus passivos. Este conceito é amplamente utilizado em empresas seguradoras e fundos de pensão. O portfolio de investimentos é construído de acordo com análises de mercado, definição dos riscos em que o fundo deseja se expor e os objetivos de retorno.
O propósito deste projeto é, aplicando a teoria de investimentos orientados a passivos, recuperar o nível de financiamento de um fundo de pensões, a fim de cumprir com as metas do esquema e se expondo ao menor risco possível. Este projeto terá como informação base a estimativa dos passivos, da taxa de juros e da inflação. A partir deles, contruiremos o portfolio de investimentos, projetaremos o fluxo de caixa e monitoraremos o risco de não cumprimento dos objetivos. Para validar a consistência do modelo, iremos comparar contra uma estratégia mais arriscada.
As conclusões, após contextualização (prática e teórica), demonstram que é possível recuperar o nível de financiamento, de acordo com prazos estabelecidos e com um nível moderado de risco.
Trabalho final de Mestrado