Search button

The Influence of Factors on Consumer Intention to Adopt Electric/Hybrid Vehicles and Its Relevance to Marketing Strategies

Aluno: Pedro TomÉ Barradas


Resumo
Os carros elétricos e híbridos são cada vez mais uma realidade nos dias de hoje, ainda mais tendo em conta o rápido crescimento que este tipo de viaturas está a ter no mundo todo, não só em particulares como meio de deslocação próprio, mas também nas grandes entidades que já recorrem a transportes de grande porte com motores elétricos e empresas públicas que já têm na sua frota de transportes públicos autocarros elétricos, viaturas que perspetivam a longo prazo ter um custo operacional mais reduzido que veículos de combustão interna e paralelamente serem mais sustentáveis ambientalmente, conservadores do nosso planeta e dos seus recursos, tópico cada vez mais relevante. A presente dissertação tem como principal objetivo, com o auxílio de um questionário realizado via online e o qual a informação foi tratada com regressões lineares, perceber o que influencia um individuo a adquirir este tipo de viatura versus uma equivalente, mas propulsionada a um motor de combustão interna dependente de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo e gás natural. As principais conclusões demonstraram que algumas das variáveis estudadas têm impacto positivo na decisão de compra de um carro elétrico ou híbrido, mais propriamente a atitude em relação aos automóveis elétricos amigos do ambiente e as infraestruturas disponíveis, na qual a atitude tem como antecedente os cuidados ecológicos ou preocupação do indivíduo com o ambiente. A nível académico este estudo vem preencher lacunas e dar resposta a questões, tentando perceber os fatores que têm impacto na decisão de compra e de que forma podem ser aproveitados, a nível prático tem como objetivo divulgar as conclusões a indústria automóvel, tentando estimular as suas vendas neste mercado.


Trabalho final de Mestrado