Aluno: JoÃo Pedro Fernandes Rodrigues
Resumo
A produção de plásticos com origem fóssil é responsável pela utilização de 4% a 8% do gás e petróleo produzido globalmente, com as atuais tendências a apontarem para que este valor atinja 20% em 2050, fazendo deste material, uma ameaça para a exacerbação da emissão de gases com efeito de estufa e do aquecimento global (Hopewell et al., 2009; Rhodes, 2018).
Dentro desta problemática, a poluição criada por garrafas descartáveis recebeu particular enfoque legislativo, com o número de métodos para a redução de tais efeitos tendo se multiplicado em resposta a tais regulamentações. Um dos materiais mais utilizados é o Polietileno tereftalato (PET), com o Polietileno tereftalato reciclado (rPET), a destacar-se como a alternativa sustentável com maior viabilidade económica.
Com a recente criação de regulamentações para a implementação de conteúdo reciclado nas garrafas PET, vários mercados foram afetados, no entanto, as consequências do estabelecimento de metas que podem ser demasiado prescritivas e intrusivas no funcionamento destes mercados, foi pouco considerada pelos reguladores (Ilie & Jurconi, 2019), com o mercado do rPET a sofrer, neste momento, de um desequilíbrio entre a procura e a oferta que tem levado a reivindicações de que estas regulamentações são economicamente insustentáveis.
O objetivo deste estudo foi determinar o impacto que o nível de rPET definido na atual legislação, bem como níveis superiores, afetam a viabilidade financeira de produtos que utilizam esses mesmos materiais. Isto foi feito através da análise da viabilidade financeira de introduzir quantidades ascendentes deste material num produto existente de azeite.
Foi descoberto que, para 30%, 50% e 75% de conteúdo rPET, a viabilidade financeira é atingida para a unidade estudada numa perspetiva estática, tendo sido isto concluído através da análise da disposição em pagar (DAP) dos consumidores, medida através de um questionário e subsequentemente transformado na sensibilidade de preço da procura das três variantes referidas.
Trabalho final de Mestrado