Aluno: JoÃo Pedro Palhavà De Almeida Andrade Martins
Resumo
Este projecto visa avaliar a potencial ligação entre ambientes de aprendizagem e
opções alimentares disponíveis no campus do ISEG. Um café de aprendizagem informal
é o formato em análise, sendo o objetivo determinar como a sua concepção poderia
promover um ambiente de aprendizagem acolhedor para os estudantes, e que alternativas
alimentares estimulantes poderiam ser servidas para melhor se adequarem às suas
necessidades. Um inquérito online recolheu feedback de estudantes do ISEG e de
estudantes não pertencentes ao ISEG, abrangendo diversos aspetos dos serviços e
procurando sugestões para melhorias. Este foi seguido de uma extensa revisão
bibliográfica que forneceu informações de contexto e orientou o design do questionário.
Os resultados mostram que o espaço da Cafetaria raramente é escolhido pelos
estudantes para tomar as suas refeições, mas quando é altura de estudar, é um dos seus
locais favoritos. É também evidente que os estudantes estão preocupados com a sua dieta
e procuram alimentos adequados à concentração, algo que é consistente com recentes
pesquisas.
A implementação de um café de aprendizagem informal, "The Mindful Mug", é a
principal solução proposta. Ofereceria uma variedade de opções alimentares saudáveis e
um design conducente à aprendizagem e socialização, satisfazendo as necessidades dos
seus utilizadores através de workshops de design comunitário. O café proporcionaria
também um espaço ideal para os estudantes aprenderem, relaxarem e alcançarem sucesso
académico e pessoal, em resposta à crescente tendência de aprendizagem informal.
Para além dos seus benefícios para o bem-estar dos estudantes, "The Mindful Mug"
poderia também representar um ativo de marketing para o campus do ISEG. O design
único do café e as opções de alimentação poderiam atrair potenciais estudantes que
procuram um ambiente de aprendizagem moderno e acolhedor.
Trabalho final de Mestrado