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Use of LinkedIn as a Promotional Tool and a Channel to Raise Awareness of SDGs in Planbelas: A Consulting Project

Aluno: Rui Marques GonÇalves


Resumo
Numa era em que as redes sociais crescem de uma forma exponencial e se tornam indispensáveis nas nossas vidas, apresentam uma oportunidade para as empresas manterem o contacto e comunicarem através destas plataformas com os seus clientes de forma rápido e direta, com custos baixos. Esta nova forma de comunicação levou às grandes organizações, principalmente os responsáveis por gerir as mesmas, um aumento do seu envolvimento na partilha de conteúdo para se relacionarem com os seus clientes e envolvê-los nos seus projetos, aumentando assim a fidelidade dos seus clientes. No seguimento desta necessidade, o desafio que este estudo propõe é de compreender de que forma a Planbelas poderá usar o LinkedIn para aumentar o envolvimento dos seus residentes e futuros clientes, tocando sempre na preocupação da empresa no envolvimento de práticas sustentáveis no dia a dia do clube. Esta dissertação foi conduzida através de uma abordagem qualitativa com o recurso a entrevistas semiestruturadas. Os dados foram recolhidos e posteriormente analisados com recurso ao software de analise de dados MAXQDA. Os resultados obtidos através desta investigação sugerem que as empresas, em particular a Planbelas devem adotar uma comunicação através do LinkedIn como forma de atrair clientes procurando atingir o lucro. Neste projeto focamo-nos nos clientes estrangeiros de alta classe econômica, cujas suas necessidades e desejos diferem de outras classes económicas devido ao seu poder financeiro. Para avaliar a credibilidade desse grupo, diversas análises foram realizadas para abordar o ambiente externo e interno da empresa, levando a um conjunto de recomendações estratégicas. No que diz respeito ao nível académico, este estudo forneceu novos insights em relação à forma como o LinkedIn pode influenciar as vendas de uma empresa de Real Estate. Relativamente à empresa, permitira aos profissionais de marketing e a todos os envolvidos na firma potenciar as suas estratégias de comunicação de forma a melhorar o relacionamento com os seus residentes e potenciais clientes.


Trabalho final de Mestrado