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The attractiveness of the maritime transportation sector: from Ibero Linhas workers perspective

Aluno: Sofia Rego Duarte Rodrigues


Resumo
O transporte marítimo remonta a séculos atrás, quando a necessidade de transportar mercadorias e pessoas se estendeu ao mar. A necessidade de um produto que pudesse conservar a mercadoria levou ao desenvolvimento dos contentores, fortes o suficiente para transportar mercadorias grandes e pesadas, e adequados a todas as condições meteorológicas. O transporte marítimo é um setor em constante evolução e hoje é considerado uma atividade essencial. Este relatório resulta de um estágio na empresa Ibero Linhas Transportes, uma média empresa portuguesa que opera como uma agência de serviço marítimo. O principal objetivo do estágio foi adquirir experiência profissional em comércio internacional e obter conhecimento prático com a realidade desta unidade de negócio. Este estudo tem como objetivo analisar como este negócio é percebido pelos colaboradores da Ibero Linhas, o que os impulsiona e se é uma empresa desejável para se trabalhar. A revisão de literatura destaca vários fatores que influenciam o transporte marítimo, e ainda são discutidas teorias, como o Modelo das 5 Forças de Michael Porter, a Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg e a Abordagem de Relações Humanas de Elton Mayo. O presente estudo foi realizado com abordagem quantitativa e qualitativa e com amostra não probabilística. Foi enviado a todos os colaboradores da empresa um questionário, onde foram recolhidas e analisadas 27 respostas através do Software SPSS, e realizada uma entrevista com o Diretor Gerente. Os resultados mostram que os colaboradores em geral estão satisfeitos com as condições atuais, apenas melhorariam alguns aspetos no escritório e na organização estrutural. A satisfação está correlacionada com a probabilidade de recomendar a empresa a familiares e amigos. A nível académico o presente estudo veio colmatar uma lacuna no setor do transporte marítimo, acrescentando valor à literatura sobre o ponto de vista do trabalhador. Do ponto de vista corporativo, proporciona práticas que podem ser implementadas na empresa em questão.


Trabalho final de Mestrado