Search button

Picnic European expansion dilemma

Aluno: Mariana Estanque TorrÃo


Resumo
Este caso apresenta os desafios enfrentados pela estagiária do Picnic, Mariana Torrão, ao avaliar para qual país europeu o Picnic se deve expandir. Desde o seu lançamento que o Picnic tem vindo a crescer, ano após ano, tornando-se um dos mais importantes retalhistas nos Países Baixos. O Picnic é a start-up holandesa número um e o seu modelo de negócio tem por base a venda de bens alimentares e não alimentares, única e exclusivamente a partir de uma app. O cliente efetua a encomenda, e uma carrinha elétrica faz a distribuição da mesma até à sua porta, sem qualquer taxa. Este caso analisa a viabilidade da expansão Europeia do Picnic, revendo as tendências que têm vindo a moldar a indústria do retalho alimentar, em especial no período pós a pandemia de COVID-19, definindo os critérios para a expansão, e resumidamente caracteriza os potencias mercados para a sua expansão. Por fim, o caso também identifica que estratégias devem ser implementadas pelo Picnic, com o intuito de atingir o sucesso num novo mercado e atingir engagement e lealdade por parte dos seus clientes.


Trabalho final de Mestrado