Aluno: Francesca Savini
Resumo
Este caso apresenta os desafios da gestora de desenvolvimento de embalagens da Unigrà, Francesca Savini, ao lidar com a nova legislação Italiana de rotulagem ambiental.
Em 2020, o Ministério da Transição Ecológica da Itália promulgou uma lei que entrará em vigor em julho de 2022 para responder às crescentes preocupações dos clientes sobre o impacto ambiental das suas compras. Para proteger o ambiente e facilitar a recolha, reutilização, recuperação e gestão de fim de vida, todos os produtos vendidos na Itália devem incluir uma codificação alfanumérica que clarifique o material da embalagem. Adicionalmente, para o mercado business to consumer (B2C), a lei exige que os produtos também incluam como e onde eliminar as embalagens.
Este caso analisa as opções que a gestora de desenvolvimento de embalagens da Unigrà, Francesca, tem para respeitar à legislação. Francesca listou várias alternativas: 1) comprar uma nova impressora, 2) incluir novos gráficos de um fornecedor de embalagens, 3) fazer uso de documentos de transporte ou 4) desenvolver documentos digitais.
Estamos a 15 de março de 2022 e Francesca apressa-se para se encontrar com o Chief Executive Officer (CEO) para decidir a estratégia de embalagem mais viável para lidar com a nova lei. Ela está no táxi a rever a sua apresentação e as vantagens e desvantagens de cada alternativa. O tempo está a esgotar-se e ela tem de decidir qual é a alternativa que melhor serve os interesses da Unigrà e dos diversos stakeholders e estar ao mesmo tempo em conformidade com a nova lei.
Trabalho final de Mestrado