Aluno: Maria Frederica Vicente Tojal Valsassina
Resumo
A urgência das marcas de moda em se tornarem mais sustentáveis, provocada pela crescente preocupação dos consumidores com esta questão, está a criar um sentimento de desconfiança e confusão entre os consumidores. Neste contexto, de forma a assegurar que a informação que as marcas querem transmitir chegue aos consumidores da forma pretendida, é necessário o desenvolvimento de uma boa estratégia de comunicação. Esta dissertação visa compreender de que forma as marcas de moda devem comunicar a sua sustentabilidade, tendo em conta as necessidades dos consumidores.
A fim de chegar às conclusões pretendidas, foi realizado um estudo exploratório que consistiu em entrevistas a um conjunto de consumidores que foram posteriormente analisadas a partir de um software de análise qualitativa. Os resultados desta análise mostraram que, apesar do interesse geral no tema da sustentabilidade no sector da moda, os consumidores consideram que a comunicação praticada pelas marcas deste sector é pouco clara, ambígua e pouco transparente, o que se traduz em confusão e falta de confiança por parte dos consumidores. Estes resultados expressam que é necessária uma nova abordagem da comunicação da sustentabilidade das marcas de moda. Neste sentido, serão discutidas e consideradas estratégias de comunicação para determinar quais as que melhor se adequam ao que os consumidores procuram.
Trabalho final de Mestrado