Search button

Business Plan: Seixo Farmhouse

Aluno: JoÃo Maria Ravasco Mendes Lopo Tuna


Resumo
O presente trabalho foi realizado no âmbito da Tese Final do Mestrado em Gestão no ISEG, e visou estudar a viabilidade de mercado e económico-financeira do projeto de Turismo em Espaço Rural denominado Seixo Farmhouse, o qual irá disponibilizar na região centro de Portugal, uma unidade hoteleira com a finalidade de aumentar a oferta existente e diminuir o abandono e a sazonalidade verificados ao longo dos últimos anos, na aldeia do Seixo Amarelo. A unidade hoteleira de Turismo em Espaço Rural (TER), Seixo Farmhouse pretende atrair turistas para o espaço rural, proporcionando-lhes uma experiência única caracterizada por um serviço de excelência e por uma estadia num local em que a envolvente paisagística e arquitetónica são também únicas. A estrutura do trabalho começa por abordar a história de como nasce o projeto, modelo de negócio, visão e missão, valores e objetivos estratégicos que se pretende atingir. Em seguida, apresenta-se uma análise de mercado de diferentes indicadores relacionados com o turismo em Portugal, uma identificação dos principais concorrentes diretos e análise da competitividade do mercado, e uma descrição pormenorizada do produto, dos serviços prestados e da estratégia de marketing utilizada. Faz ainda parte integrante do trabalho a análise da viabilidade económica e financeira do projeto a partir da folha de cálculo FINICIA, facultada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.


Trabalho final de Mestrado