Aluno: Maria Aurora Bernardo Gouveia
Resumo
A introdução de percentagens obrigatórias de tereftalato de polietileno reciclado
(PET) em embalagens pela União Europeia trouxe desafios significativos para as
empresas que são agora forçadas a passar de embalagens tradicionais de plástico virgem
para embalagens sustentáveis com PET reciclado. No âmbito de um projeto de consultoria
para o trabalho final de mestrado, uma empresa portuguesa de azeite identificou vários
desafios associados a esta legislação. Dado que o custo desta transição acabará por ser
transferido para os consumidores, é essencial que as empresas identifiquem os grupos de
consumidores mais recetivos a alternativas de embalagens sustentáveis e até que ponto os
mesmos estão dispostos a pagar mais por essa alternativa. Este estudo visa abordar estes
desafios e identificar um perfil de consumidores ambientalmente conscientes e mais
recetivos à implementação de PET reciclado e analisar de que forma essa consciência
ambiental se traduzirá na vontade de pagar por embalagens sustentáveis.
Com base num estudo quantitativo, esta pesquisa foi exploratória e realizada através
de um estudo cross-sectional. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência nãoprobabilística e os dados foram recolhidos através de um inquérito online. No total, foram
recolhidas 150 respostas válidas e os dados foram analisados através do software IBM
SPSS Statistics. Os resultados revelaram que as mulheres e os indivíduos com mais de 45
anos de idade têm níveis de preocupação ambiental mais elevados do que os homens e
outras idades do grupo. Os resultados também mostraram que níveis mais elevados de
preocupação ambiental se traduzem numa maior vontade de pagar por alternativas de
embalagem sustentáveis.
A nível prático, estes resultados ajudam as empresas que estão a lidar com esta legislação,
particularmente as da indústria alimentar, a definir melhor o seu mercado-alvo e a adaptar
as suas estratégias ao perfil e preferências dos consumidores. A nível académico, este
estudo contribui para a literatura sobre comportamento pró-ambiental e vontade de pagar,
bem como para a relação entre as variáveis que impulsionam o comportamento pró ambiental.
Trabalho final de Mestrado