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ENVIRONMENTAL CONCERN AND SOCIODEMOGRAPHIC FACTORS IMPACT ON WILLINGNESS TO PAY FOR RECYCLED OLIVE OIL BOTTLES

Aluno: Maria Aurora Bernardo Gouveia


Resumo
A introdução de percentagens obrigatórias de tereftalato de polietileno reciclado (PET) em embalagens pela União Europeia trouxe desafios significativos para as empresas que são agora forçadas a passar de embalagens tradicionais de plástico virgem para embalagens sustentáveis com PET reciclado. No âmbito de um projeto de consultoria para o trabalho final de mestrado, uma empresa portuguesa de azeite identificou vários desafios associados a esta legislação. Dado que o custo desta transição acabará por ser transferido para os consumidores, é essencial que as empresas identifiquem os grupos de consumidores mais recetivos a alternativas de embalagens sustentáveis e até que ponto os mesmos estão dispostos a pagar mais por essa alternativa. Este estudo visa abordar estes desafios e identificar um perfil de consumidores ambientalmente conscientes e mais recetivos à implementação de PET reciclado e analisar de que forma essa consciência ambiental se traduzirá na vontade de pagar por embalagens sustentáveis. Com base num estudo quantitativo, esta pesquisa foi exploratória e realizada através de um estudo cross-sectional. A amostra utilizada foi uma amostra de conveniência nãoprobabilística e os dados foram recolhidos através de um inquérito online. No total, foram recolhidas 150 respostas válidas e os dados foram analisados através do software IBM SPSS Statistics. Os resultados revelaram que as mulheres e os indivíduos com mais de 45 anos de idade têm níveis de preocupação ambiental mais elevados do que os homens e outras idades do grupo. Os resultados também mostraram que níveis mais elevados de preocupação ambiental se traduzem numa maior vontade de pagar por alternativas de embalagem sustentáveis. A nível prático, estes resultados ajudam as empresas que estão a lidar com esta legislação, particularmente as da indústria alimentar, a definir melhor o seu mercado-alvo e a adaptar as suas estratégias ao perfil e preferências dos consumidores. A nível académico, este estudo contribui para a literatura sobre comportamento pró-ambiental e vontade de pagar, bem como para a relação entre as variáveis que impulsionam o comportamento pró ambiental.


Trabalho final de Mestrado