Aluno: Beatriz Da Silva Costa
Resumo
O conceito de storytelling - a arte de transmitir informação que é criada num determinado tempo e espaço - surgiu há cerca de três a dez séculos - uma vez que qualquer tentativa de comunicar é considerada uma narrativa. Graças ao desenvolvimento da tecnologia, as marcas têm usado cada vez mais o storytelling, com a finalidade de captarem e envolverem os consumidores. As marcas de luxo não são uma exceção e estão conscientes da relevância de envolver os clientes e criar laços emocionais. Ao desenvolver o uso do storytelling com o património da marca - um conjunto de símbolos e valores que reforçam a sua continuidade - as marcas de luxo fortalecem a sua identidade de marca e aumentam o desejo do cliente de adquirir os seus produtos. O objetivo deste projeto é investigar o papel do storytelling na criação da identidade de marca da CHANEL, através de uma análise qualitativa de duas entrevistas com dois profissionais que trabalham para a mesma. Além disso, o estudo procura determinar se a importância dada ao papel do storytelling varia entre estes dois profissionais devido aos seus departamentos serem diferentes. Adicionalmente, este estudo também tenciona obter uma melhor compreensão à cerca de como a CHANEL aborda o uso do storytelling para transmitir a sua expertise entre os seus colaboradores. O storytelling na CHANEL evoluiu ao longo do tempo, de mãos dadas com o seu património, sem nunca perder a sua autenticidade e singularidade. Através desta poderosa ferramenta, a marca tem sido capaz de permanecer desejável no mercado e de transmitir o seu icónico allure.
Trabalho final de Mestrado