Aluno: Flavia Roman
Resumo
O presente relatório foca-se na determinação do papel atribuído à representação
pessoal online através de plataformas da esfera profissional de comunicação, em
particular do LinkedIn, nos processos de recrutamento e seleção de candidatos pelas
empresas de diversos setores. Ao mesmo tempo, enquanto procurou identificar as
motivações intrínsecas à utilização da plataforma pelos seus usuários bem como os
elementos mais importantes de um perfil de LinkedIn, permitiu a análise da influência
percecionada que os dois aspetos têm sobre a representação pessoal online.
A metodologia de recolha de dados selecionada consistiu na realização de questionário
online, posteriormente distribuído pelas diferentes redes socias. Os dados recolhidos
foram tratados e processados com recurso ao software IBM SPSS.
Os resultados obtidos evidenciam que os utilizadores consideram a plataforma como
meio de atração de profissionais de recrutamento com base na construção de uma
presença sólida motivada pela promoção pessoal através da disponibilização de
informações sobre a Experiência Profissional, a Formação Académica e as Aptidões e
Competências.
Trabalho final de Mestrado