Aluno: Sofia Alexandra Coelho Parreira
Resumo
A Inteligência Artificial é um dos temas mais relevantes da atualidade. No entanto, devido à sua natureza recente e à incerteza sobre todas as suas potenciais aplicações, há uma escassez de estudos abordando especificamente a intenção de compra dos consumidores na indústria da moda. Muitos consumidores nesse setor demonstram reservas e preocupações em relação ao avanço tecnológico. Portanto, este estudo visa compreender o impacto nas intenções de compra de consumidores que já adquiriram produtos de moda online.
A metodologia adotada neste estudo é quantitativa, utilizando um questionário distribuído em várias redes sociais, incentivando a sua partilha nas redes de contactos dos participantes. Resultando numa amostragem não probabilística por conveniência e em bola de neve. Das 390 respostas obtidas, apenas 331 foram consideradas válidas, excluindo aqueles que não realizaram compras online de artigos de moda.
Este estudo contribui academicamente ao sensibilizar para a inteligência artificial na indústria da moda, oferecendo perceções a quem não está familiarizado com o tema e abrindo caminho para investigações adicionais. Num contexto empresarial, é relevante para as marcas, destacando a necessidade de compreender o impacto potencial da IA e permitindo a implementação de estratégias informadas para abordar preocupações e tirar partido dos seus aspetos positivos.
Por último, este estudo proporcionou uma compreensão mais aprofundada dos fatores que podem influenciar a satisfação e a atitude do cliente. Além disso, analisou o impacto desses fatores na intenção potencial de compra de itens de moda. É de salientar que este estudo contribuiu para a análise de fatores que não tinham sido explorados em conjunto até agora.
Trabalho final de Mestrado