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Factors determining consumers' green brands purchasing behaviour - the case of Galp

Aluno: Pedro Miguel Santana Da Costa


Resumo
Nos dias de hoje, os consumidores estão mais conscientes das implicações ambientais e sociais ligadas às suas decisões de compra. Os problemas ambientais são cada vez mais uma problemática atual, o que faz com que haja uma urgência na procura de novas soluções para mitigar os impactos ambientais das empresas. Um aspeto importante reside na sensibilização das pessoas para a necessidade de mudança dos seus hábitos de compra, de modo que, gradualmente, seja possível eliminar o consumo de produtos e serviços prejudiciais para o ambiente. Perante este cenário, é necessário que as empresas adotem várias estratégias económicas, que se coloquem numa posição competitiva e apliquem estratégias de marketing para, não só promoverem os seus bens e serviços, mas também captar a atenção dos seus consumidores, para os sensibilizar a escolher a marca/empresa e criar uma relação de compromisso, confiança e transparência. Por este motivo, o presente estudo pretende apurar os fatores que antecedem o comportamento de compras dos consumidores, no que diz respeito a produtos eco-friendly, do setor energético. Este estudo aborda os conceitos de Responsabilidade Social das Empresas, Associação Ambiental, Qualidade Ambiental Percebida, Valor Ambiental Percebido, Confiança Ambiental, Intenções de compra em relação ao Ambiente e Comportamento de compra de marcas ecológicas. O presente estudo tem como objetivo avaliar e analisar o modo como estas variáveis influenciam o comportamento de compra dos consumidores, no que diz respeito a produtos e serviços de marcas eco-friendly. Para tal, este assenta numa metodologia quantitativa, conduzida através de um questionário focado em consumidores que têm experiência na compra de produtos de marcas ecológicas no sector da energia em Portugal (realizado na plataforma Qualtrics), e que foi divulgado através do recurso à Internet. Deste questionário resultaram 106 respostas válidas. Com a ajuda do programa SmartPLS, os resultados obtidos através de método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) evidenciam que as únicas variáveis que tem influência no conceito de green trust são a green association e a green perceived quality. Por sua vez, foi também possível concluir que a variável purchase intention influencia positivamente a variável purchase behaviour, querendo isto dizer que a compra de produtos pelos consumidores aumenta à medida que as suas intenções aumentam. A nível académico, o presente estudo permitiu obter e aprofundar conhecimento sobre os vários conceitos, fatores e estratégias de marketing referidos, explorando assim relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou que ainda não tinham sido analisadas em conjunto.


Trabalho final de Mestrado