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Workplace gossip, open communication, and organizational identification: Analysis in Portuguese organizational context

Aluno: Maria Ascenso Louro


Resumo
A bisbilhotice é uma prática comum e multifacetada nas organizações. Enquanto as primeiras definições de bisbilhotice no local de trabalho enfatizavam as suas dimensões negativas e as suas consequências negativas, atualmente existe um reconhecimento generalizado de que pode também englobar dimensões positivas e consequências positivas. Esta dissertação tem como objetivo analisar os efeitos da bisbilhotice positiva e negativa no clima de comunicação organizacional - medido como abertura de comunicação - e nos laços que os funcionários estabelecem com a organização - medido como identificação organizacional. Para tal, foi utilizado um questionário de pesquisa, que esteve disponível de 15 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024. Uma análise inicial revelou diferenças significativas nos grupos amostrais. Os resultados mostram que os homens percebem níveis mais elevados de bisbilhotice negativa no local de trabalho do que as mulheres e que os participantes com menor nível de educação percebem níveis mais baixos de abertura de comunicação do que aqueles com níveis de ducação mais elevados. Por sua vez, os participantes com médias de identificação organizacional significativamente mais baixas são jovens (abaixo dos 25 anos), solteiros, têm menos de um ano de trabalho na organização e não ocupam cargos de gestão. As relações entre as variáveis foram analisadas através de um modelo de equações estruturais. Os resultados indicam que a bisbilhotice positiva no local de trabalho está positivamente associada à identificação organizacional e à comunicação aberta. Por outro lado, a bisbilhotice negativa no local de trabalho está negativamente associada à comunicação aberta, mas não está significativamente associada à identificação organizacional. Por sua vez, a comunicação aberta está positivamente associada à identificação organizacional e desempenha também um papel mediador entre a bisbilhotice positiva no local de trabalho e a identificação organizacional. No total, o modelo explica 12,4% da variância da abertura de comunicação e 19,5% da variância na identificação organizacional.


Trabalho final de Mestrado