Aluno: Beatriz Nunes MendonÇa De Oliveira Machado
Resumo
Nos últimos anos várias empresas têm vindo a adotar práticas e a definir objetivos ecológicos, nascendo assim o conceito de Green Human Resources Management (GHRM), em português, Gestão de Recursos Humanos Verde (GRHV). Esta nova área dos recursos humanos (RH) tem como principal objetivo aumentar a consciência dos trabalhadores em relação a este tema, de forma que os mesmos adotem um comportamento pró-ambiental na sua vida profissional e pessoal. A implementação destas práticas nas empresas permitirá que as mesmas melhorem a sua performance ambiental, ganhando uma vantagem competitiva no mercado, relativamente a outras que carecem desta preocupação ambiental e ecológica. Tendo em conta o aumento da preocupação por parte do consumidor em procurar empresas que ofereçam serviços ou produtos que sejam amigos do ambiente, as empresas que colocam em prática medidas relacionadas com este tema terão uma maior capacidade em conseguir fidelizar o consumidor.
O objetivo deste estudo é analisar as perceções que os trabalhadores portugueses têm sobre as práticas verdes de recursos humanos, o impacto que as mesmas têm no compromisso organizacional e também verificar o papel moderador do significado do trabalho nesta relação. Este estudo assenta numa abordagem quantitativa e por isso foi elaborado um questionário que resultou numa amostra de 104 participantes. Para analisar os dados obtidos e chegar a conclusões sobre o mesmo foi utilizado o software estatístico IBM SPSS (Statistical Package for Social Sciences) versão 29.
A presente investigação permitiu então concluir que apesar da pouca perceção que os participantes têm acerca das práticas verdes de RH que a sua empresa adota, as mesmas acabam por influenciar o seu compromisso organizacional. Os resultados permitiram também concluir que o significado do trabalho tem um papel moderador na relação entre o compromisso organizacional e a GRHV, quer isto dizer que é fulcral que as empresas adotem estas práticas não só para reter e motivar os seus colaboradores, mas também para conseguirem tornar-se organizações mais sustentáveis e assim estarem a par dos temas da atualidade.
Trabalho final de Mestrado