Aluno: Afonso Miguel De Sousa Campos
Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia financeira dos alunos do terceiro e
quarto ano em Portugal e compreender os fatores que influenciam o seu conhecimento financeiro.
Explora-se a demografia, a perceção das crianças sobre conceitos financeiros e a influência dos
pais na literacia financeira. A pesquisa aborda a importância da educação financeira precoce para
as crianças, tendo em conta os seus futuros papéis como adultos responsáveis. Ao analisar o
conhecimento dos alunos e o impacto dos pais, o estudo contribui para a compreensão e melhoria
da literacia financeira entre os jovens portugueses.
Foram encontrados vários fatores significativos que influenciam o conhecimento financeiro
das crianças. Os rapazes, em média, demonstraram níveis mais elevados de literacia financeira do
que as raparigas. Crianças mais velhas e as que se encontram no quarto ano também apresentaram
pontuações mais altas de literacia financeira em comparação com estudantes mais novos e aqueles
que se encontram no terceiro ano, respetivamente. Além disso, os alunos que gostam de estudar
matemática tendem a ter níveis mais elevados de literacia financeira. Crianças que se sentem mais
confortáveis com a sua compreensão do dinheiro também demonstram, em média, níveis mais
altos de literacia financeira. Além disso, a pesquisa destacou o impacto substancial da educação
dos pais na literacia financeira das crianças, indicando que filhos de pais com nível de educação
superior tendem a obter pontuações mais altas de literacia financeira. Da análise do currículo,
observou-se um possível défice nos conteúdos ministrados. Apesar dos alunos reconhecerem os
riscos de perdas financeiras online, muitos não estão cientes da possibilidade de se ganhar
dinheiro através da internet. A par disto, ao comparar os conteúdos da educação financeira
Portuguesa com a Americana, constatou-se um atraso na introdução de certos conceitos aos alunos
Portugueses.
Este trabalho contribui para abordar a escassez de estudos sobre literacia financeira de
crianças, sendo a maioria focada em adultos ou jovens adultos.
Trabalho final de Mestrado