Search button

FINANCIAL LITERACY FROM DAY 1! WHAT IS THE LEVEL OF FINANCIAL LITERACY OF THE PORTUGUESE CHILDREN?

Aluno: Afonso Miguel De Sousa Campos


Resumo
Este estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia financeira dos alunos do terceiro e quarto ano em Portugal e compreender os fatores que influenciam o seu conhecimento financeiro. Explora-se a demografia, a perceção das crianças sobre conceitos financeiros e a influência dos pais na literacia financeira. A pesquisa aborda a importância da educação financeira precoce para as crianças, tendo em conta os seus futuros papéis como adultos responsáveis. Ao analisar o conhecimento dos alunos e o impacto dos pais, o estudo contribui para a compreensão e melhoria da literacia financeira entre os jovens portugueses. Foram encontrados vários fatores significativos que influenciam o conhecimento financeiro das crianças. Os rapazes, em média, demonstraram níveis mais elevados de literacia financeira do que as raparigas. Crianças mais velhas e as que se encontram no quarto ano também apresentaram pontuações mais altas de literacia financeira em comparação com estudantes mais novos e aqueles que se encontram no terceiro ano, respetivamente. Além disso, os alunos que gostam de estudar matemática tendem a ter níveis mais elevados de literacia financeira. Crianças que se sentem mais confortáveis com a sua compreensão do dinheiro também demonstram, em média, níveis mais altos de literacia financeira. Além disso, a pesquisa destacou o impacto substancial da educação dos pais na literacia financeira das crianças, indicando que filhos de pais com nível de educação superior tendem a obter pontuações mais altas de literacia financeira. Da análise do currículo, observou-se um possível défice nos conteúdos ministrados. Apesar dos alunos reconhecerem os riscos de perdas financeiras online, muitos não estão cientes da possibilidade de se ganhar dinheiro através da internet. A par disto, ao comparar os conteúdos da educação financeira Portuguesa com a Americana, constatou-se um atraso na introdução de certos conceitos aos alunos Portugueses. Este trabalho contribui para abordar a escassez de estudos sobre literacia financeira de crianças, sendo a maioria focada em adultos ou jovens adultos.


Trabalho final de Mestrado