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THE EFFECT OF PRICE AND NON-PRICE INCUMBENT REACTIONS ON A LOW-COST CHALLENGER’S TIME TO EXIT FROM THE MARKET: AN EMPIRICAL REASSESSEMNT OF THE US AIRLINE MARKET AND THE GERMAN BUS MARKET.

Aluno: Domas JunČa


Resumo
O surgimento de transportadoras de baixo custo (LCC) desafiou significativamente as companhias aéreas tradicionais de "serviço completo", principalmente devido às estruturas de custos elevados destas últimas, que limitam a sua capacidade de competir eficazmente em termos de preços. O período de 2001 a 2003 foi particularmente turbulento, marcado pelo terrorismo, pela guerra e pela epidemia de SARS, levando a perdas significativas para as companhias aéreas tradicionais, enquanto as LCC se mantiveram largamente rentáveis. Originário da desregulamentação do sector do transporte aéreo na década de 1970 nos Estados Unidos, o modelo LCC espalhou-se desde então a nível mundial, demonstrando sucessos notáveis ​​​​na Europa, Ásia e África. Esta tese investiga como as transportadoras tradicionais (“históricas”) podem enfrentar os desafios colocados pelos entrantes de LCC (“entrantes”) através de estratégias de preço e não-preço, enfatizando particularmente a variedade e a qualidade do produto. Pesquisas anteriores exploraram extensivamente o impacto das LCC nas tarifas e no tráfego de passageiros, mostrando quedas significativas de preços e aumentos de tráfego após a entrada das LCC em vários mercados. O estudo visa compreender a dinâmica de sobrevivência dos entrantes na indústria, ligando o tempo de saída de um novo entrante no mercado de baixo custo às estratégias de preço, variedade de produtos e qualidade do produto dos operadores históricos. As conclusões revelam que as estratégias de preços estabelecidas, especialmente reduções de preços mais superficiais, influenciam significativamente a sobrevivência dos participantes no mercado. As reduções de preços por parte dos operadores históricos podem sinalizar um ambiente de mercado mais incerto, acelerando a saída dos novos participantes, enquanto estratégias agressivas de redução de preços podem conduzir a maiores taxas de sobrevivência, retratando um mercado mais valioso que vale a pena defender . Além disso, o estudo destaca a importância estratégica da diferenciação dos produtos, com os investimentos na qualidade dos produtos a oferecerem potencialmente uma vantagem competitiva aos operadores históricos. Estes insights são cruciais para a tomada de decisões de gestão e a formulação de políticas nos setores da aviação e dos autocarros. Os gestores devem equilibrar a rendibilidade com a atratividade do mercado, considerando os efeitos sinalizadores das alterações de preços nos entrantes. Investir na qualidade dos produtos, evitando criar oportunidades inadvertidamente para os TBC, é também essencial. Do ponto de vista dos decisores políticos, é vital promover a concorrência e, ao mesmo tempo, garantir a estabilidade do mercado. Os decisores políticos devem criar um ambiente que incentive a inovação e a entrada, protegendo-os simultaneamente contra práticas anticoncorrenciais. O estudo enfatiza a importância das leis antitruste na prevenção de comportamentos predatórios por parte dos titulares, garantindo uma concorrência leal e promovendo a eficiência do mercado. Embora o estudo ofereça descobertas valiosas, também tem limitações. O foco em apenas duas variáveis ​​principais do produto – IncProductVariety (Frequência) e IncProductQuality (Chegar atrasado) – deixa espaço para futuras pesquisas explorarem variáveis ​​adicionais de qualidade do produto, como a qualidade do serviço ao cliente, as comodidades a bordo e a experiência geral do passageiro. Poderá ser dada maior ênfase ao impacto de uma segunda entrada e o estudo não tem em conta as barreiras à saída quando se considera o momento de saída para os novos participantes. Pesquisas futuras poderão aprofundar estas dinâmicas e a sua influência nas estratégias dos entrantes. No geral, este estudo fornece informações valiosas sobre a dinâmica de sobrevivência dos novos operadores, tanto no sector das companhias aéreas como no dos autocarros, enfatizando o impacto das estratégias de marketing dos operadores históricos na concorrência de mercado. As conclusões contribuem para a literatura existente, destacando os efeitos diferenciados das estratégias de preços e de diferenciação de produtos na sobrevivência dos entrantes. Ao abordar as suas limitações e explorar variáveis ​​e cenários adicionais, pesquisas futuras podem basear-se nestas descobertas para oferecer uma visão mais abrangente dos fatores que influenciam a sobrevivência dos novos operadores e a saída do mercado no setor aéreo. Os conhecimentos deste estudo podem informar tanto estratégias de gestão como intervenções políticas destinadas a promover a concorrência e a melhorar a eficiência do mercado em indústrias competitivas.


Trabalho final de Mestrado