Aluno: Mariana De Oliveira Duque
Resumo
O avanço do digital, desencadeado pelos acelerados progressos tecnológicos, tornou o
marketing digital essencial para as marcas fomentarem os seus negócios. O marketing digital
deixou de ser encarado como uma de várias ferramentas passíveis de serem ativadas, para ser um
fator crítico de sucesso. Torna-se assim, indispensável para as empresas o desenvolvimento de
um plano de marketing digital para que consigam atingir o máximo potencial e consequentemente
os seus objetivos.
Este projeto visa aumentar a notoriedade e incrementar o tráfego ao website e as próprias
vendas da Flair, através do desenvolvimento de uma estratégia digital sustentada nos valores da
marca e nas suas potencialidades.
A Flair by MR é uma marca recente, criada no Porto pela influencer Mariana Ribeiro que se
dedica à produção e comercialização de peças de roupa femininas com recurso a práticas éticas e
sustentáveis.
O projeto recorreu a uma análise qualitativa com recolha de dados primários e secundários,
nomeadamente através de entrevistas semiestruturadas à CEO e fundadora da marca, a duas
clientes e a duas não clientes. Os resultados permitiram compreender os objetivos da marca, a
perceção que os seus consumidores têm da mesma e descobrir temáticas e ações que a marca pode
explorar para obter vantagem.
De forma a alcançar os objetivos acima apresentados, o plano iniciou-se com a análise
estratégica da empresa, que procurou analisar as envolventes externas e internas da mesma. Esta
análise permitiu a posterior definição de ações bem como a sua estratégia de implementação,
plano de ação e de orçamento e por fim o controlo.
Para terminar, a elaboração e implementação do plano justifica-se por a empresa deter poucos
recursos humanos que lhe permitam uma aposta forte no digital. Beneficiando por isso de um
plano previamente definido, alinhado com os seus objetivos e valores e orientado para o seu
crescimento.
Trabalho final de Mestrado