Search button

O Impacto da Pandemia COVID-19 na Digitalização dos Modelos de Negócio: O Caso das Agências de Comunicação

Aluno: Matilde Ferreira Dias Ribeirinho


Resumo
O progressivo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas implicou alterações na esfera organizacional. O conceito de transformação digital tem vindo a receber cada vez mais consideração no debate sobre as principais componentes que impactam o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações contemporâneas. Esta realidade acentuou-se aquando do início da pandemia COVID-19, que provocou obstáculos preocupantes no ecossistema empresarial. Assim, num curto espaço de tempo, as empresas foram forçadas a adaptar os seus modelos de negócio e a adotar uma postura defensiva, apoiando-se na tecnologia digital. A presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto da pandemia COVID- 19 na digitalização dos modelos de negócio. Neste estudo pretende-se perceber os principais efeitos da digitalização na adaptação dos modelos de negócio e nas práticas organizacionais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na medida em que permite uma compreensão mais aprofundada dos dados. Foram feitas entrevistas semiestruturadas a um total de 10 inquiridos, representantes de 10 agências de comunicação. Posteriormente, foi efetuada a devida análise dos dados, através do software MAXQDA. Os resultados obtidos indicam que a digitalização do modelo de negócio tem a capacidade de simplificar grandes conjuntos de dados, de facilitar a comunicação interna e externa, de promover a eficiência na retenção de valor dos clientes e de proporcionar abordagens híbridas, que se refletem numa eficaz flexibilidade de trabalho. O desenvolvimento tecnológico, durante o período pandémico, resultou em sólidos benefícios económicos, consequentes de uma melhoria na colaboração e na proposta de valor.


Trabalho final de Mestrado