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Influência da adaptação tecnológica na atratividade organizacional

Aluno: Mariana Tourais Branco


Resumo
Com a crescente escassez dos recursos humanos, torna-se essencial desenvolver vantagens competitivas ao nível da marca empregadora. Nesse sentido, as estratégias de employer brand têm ganho uma maior importância. Conceito profundamente relacionado com a marca empregadora é o conceito de atratividade organizacional proposto pelos Berthon et al. (2005). O objetivo principal deste estudo é de analisar o impacto que a adaptação tecnológica dos robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços têm na perceção da atratividade organizacional na ótica dos atuais colaboradores e candidatos a emprego. Esta investigação é de natureza explanatória, monométodo, com questionário online como instrumento de recolha dos dados (n=152). Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM). Os resultados evidenciam que existem fatores externos que podem influenciar positivamente a utilidade e facilidade percebida do uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, e estas influenciam por sua vez a atitude em relação ao uso de robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços. Por sua vez, a atitude em relação ao uso destas novas tecnologias tem um impacto favorável no prestígio e atratividade da organização. Finalmente, o presente estudo confirma que o prestígio e atratividade organizacional influenciam de forma positiva a intenção de trabalhar na organização. Ao nível académico este estudo permite um maior conhecimento do efeito que uma empresa que usa robôs, inteligência artificial e automatização dos serviços, poderá ter ao nível da sua atratividade, enquanto empresa empregadora, para os atuais e potenciais colaboradores. Desta forma, poderão ser adotadas estratégias diferenciadoras e mais eficazes por parte dos gestores, marketeers e recursos humanos para que consigam atrair e reter os melhores colaboradores na sua organização.


Trabalho final de Mestrado