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PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA A LOMBOK SURFSCHOOL

Aluno: Sofia Alexandra Horta Ferra


Resumo
Este trabalho de projeto tem como objetivo a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a Lombok Surfschool. A atividade principal da Lombok é a formação de surfistas, contudo insere-se também no domínio da animação turística, uma vez que muitos procuram a escola pela experiência. Assim, os objetivos deste projeto são: criar uma estrutura de planeamento e implementação da estratégia de comunicação da marca, aumentar a notoriedade da escola e contribuir para aumentar o número de alunos portugueses e estrangeiros. Partindo dos conceitos de comunicação integrada de marketing, posicionamento e segmentação este estudo pretende compreender as ferramentas de comunicação utilizadas pela escola, o seu posicionamento e a perceção do mesmo entre os seus alunos, de forma a elaborar o seu planeamento de comunicação. Este estudo, de natureza descritiva, cross-sectional recorre à recolha de dados secundários e primários para o desenvolvimento do plano. Foi utilizado um método misto de recolha de dados, isto é, recorreu-se à recolha de dados quantitativos e qualitativos, incluindo entrevistas semiestruturadas, inquéritos por questionário e observação de aula. Relativamente aos resultados obtidos, concluiu-se que a Lombok é uma escola bastante familiar e pretende reforçar este posicionamento, sendo que o seu target inclui o segmento jovem e o segmento famílias. Os canais digitais são, atualmente, o meio mais utilizado e aquele que a escola prefere manter como ferramenta de comunicação preferencial. Para atingir os objetivos definidos sugere-se investir em diversas áreas de atuação e em diversos meios, tais como: comunicação online; comunicação interna; eventos; publicidade e parcerias.


Trabalho final de Mestrado