Search button

Antecedentes de compra de vinho premium em Portugal: Consumo Conspícuo, Envolvimento do Cliente de Vinho e Conhecimento de Vinho

Aluno: Isabel Maria Pinheiro Da Silva Vieira De Campos


Resumo
A indústria vinícola tem grande importância em Portugal além de fazer parte da história, cultura e tradição do país. Portugal é um dos players mais presentes no mercado Mundial do vinho. No país reinam as pequenas e médias empresas (PME) e neste setor não é diferente, sendo constituído essencialmente por micro e pequenas empresas. Dado este enquadramento e tendo em conta que não existem muitos artigos recentes sobre o comprador de vinho português e os fatores de decisão de compra, este estudo veio colmatar esta falta, trazendo informações sobre o perfil do comprador e consumidor português de vinho. O objetivo principal deste trabalho é de analisar os três antecedentes (o consumo conspícuo, o envolvimento do cliente de vinho e o conhecimento de vinho) e a sua influência na intenção de compra do vinho. Esta investigação é de natureza explanatória e utilizou-se uma abordagem quantitativa com recurso a um questionário, divulgado online. Deste método de recolha de dados resultaram 270 respostas válidas. Recorreu-se ao IBM SPSS Statistics 27 para a limpeza dos dados e análise da amostra e ao PLS-SEM, através do software SmartPLS 3.3.3 para a restante análise. Todas as hipóteses do modelo foram confirmadas. O envolvimento de vinho revelou ser o antecedente com maior influência na intenção de compra, e, em oposição, o conhecimento de vinho demonstrou-se o antecedente com menor influência. De notar que a relação mais forte do modelo é entre o conhecimento de vinho e o envolvimento do cliente de vinho. Em termos de implicações para a gestão e limitações, considera-se que esta dissertação trouxe contributos na medida em que caraterizou o perfil do consumidor português e trouxe também informações sobre os antecedentes estudados. As limitações prendem-se com a amostra não ser representativa da população.


Trabalho final de Mestrado