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ADOÇÃO DE ANIMAIS DE ABRIGO ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS: UMA ABORDAGEM DE MARKETING SOCIAL

Aluno: Mariana Gonzalez De Gouveia Fernandes


Resumo
São abandonados milhares de animais de estimação por ano em Portugal, apesar dos benefícios reconhecidos do relacionamento entre os humanos e os seus animais de companhia. Apesar de várias associações terem um papel relevante no resgate e promoção de adoções, constata-se um estado de sobrelotação que dificulta a garantia de boas condições e qualidade de vida a todos os animais que abrigam e que também dificulta a recolha de mais animais. Com o crescimento das redes sociais, algumas organizações não governamentais têm crescente capacidade de agregar valor social, apostando no desenvolvimento dos seus sites para fomentar a adoção e promover a mudança comportamental social desejada de adoção animal em detrimento da compra. O propósito do estudo foi compreender a adoção de animais de abrigo através de redes sociais, num contexto de marketing social. Procurou-se identificar atributos que influenciam a intenção de adotar um animal online, investigando-se: 1) a perceção e envolvimento do indivíduo que tem intenção de adotar; 2) o perfil sociodemográfico do indivíduo que tem intenção de adotar; 3) o perfil psicológico do indivíduo que tem intenção de adotar; e por último, identificar de que forma 4) as características da fotografia disponibilizada no site influenciam a adoção. Adotou-se uma abordagem quantitativa mono-método, com recurso a inquérito por questionário. O questionário estruturado de autopreenchimento e mediado pela Internet foi elaborado na plataforma Qualtrics e divulgado nas redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn. Foi possível avaliar a relevância no processo de adoção online, não só da perceção e envolvimento com o animal, como também do perfil sociodemográfico e psicológico dos indivíduos que têm intenção de adotar e, ainda, das características da fotografia do animal disponibilizada online.


Trabalho final de Mestrado