Search button

A Experiência Percecionada do Consumidor nos Diferentes Food Courts do El Corte Inglés

Aluno: Miguel Henriques Carrondo BeirÃo Seborro


Resumo
Os espaços comerciais vão sofrendo cada vez mais modificações e atualizações ao longo do tempo, aumentando a complexidade de exposição das marcas e empresas a estas evoluções de mercado. No entanto, é fundamental que os espaços ofereçam aos seus clientes a melhor experiência em loja, de forma a conseguirem melhorar a sua imagem. Assim, as marcas devem testar, sistematicamente, quais os elementos com maior relevância e influência para os consumidores. O presente estudo tem como objetivo analisar e avaliar a experiência de compra nos três food courts presentes no seu espaço, percecionar os serviços prestados e os elementos que apresentam uma maior influência na experiência de consumo, e compreender qual a imagem dos clientes, no que diz respeito à Food Experience do El Corte Inglés. Por consequência, pretende-se identificar melhorias e dinâmicas passiveis de serem implementadas em cada um dos espaços alimentares, de forma a melhorar as experiências de compra nos referidos espaços. Foi realizado um estudo qualitativo, através de focus group, nos quais se obteve um total de 34 entrevistados, tendo, em seguida, sido efetuada uma análise a partir do software MaxQDA. Os resultados obtidos fornecem evidências quanto aos elementos que mais relevância têm para os consumidores no processo de compra que decorre nos três food courts em estudo. Os elementos com maior importância são a localização, a gama de produtos oferecida, a decoração dos espaços, a identidade visual da marca, os colaboradores de loja, a aglomeração/ número de pessoas em loja, a facilidade de acessos, a diferenciação do espaço e do serviço prestado, os preços e a comunicação.


Trabalho final de Mestrado