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O Impacto da era da (Des)Informação Digital e da Inteligência Artificial na Intenção de Continuidade de Uso das Redes Sociais

Aluno: Sarah Karina Azim Piarali


Resumo
O aparecimento das redes sociais e a dinâmica da era da informação digital em que vivemos trouxeram muitos benefícios, como a rápida difusão de informação, mas também alguns inconvenientes aos utilizadores das redes sociais, que provocaram mudanças nos hábitos e comportamentos de uso. Em contrapartida, tecnologias como a inteligência artificial (IA) têm surgido com o intuito de melhorar a experiência do utilizador. Dada a relevância e presença das redes sociais na vida quotidiana dos seres humanos, é importante procurar perceber de que forma é que as mesmas afetam os seus utilizadores. Assim, este estudo pretende compreender de que forma é que as características de uso, as implicações sociais, a (des)informação e as preocupações se relacionam com o nível de confiança, a capacidade de detetar notícias falsas e a intenção de divulgar informação pessoal nos meios digitais. Pretende-se, principalmente, averiguar a relação entre alguns destes fatores com a intenção de continuidade de uso e a perceção dos utilizadores relativamente ao uso de IA nas redes sociais. A natureza deste estudo é explanatória, tendo por base um estudo quantitativo, com recurso a uma amostra não probabilística por conveniência. Aplicou-se um questionário online, onde se obtiveram 202 respostas válidas. Os resultados desta pesquisa revelam que a intenção de continuidade de uso está relacionada com a frequência de uso, com a atitude de uso de IA e com as implicações sociais. Evidencia-se que as implicações sociais também estabelecem uma relação com a capacidade de deteção de notícias falsas. Por sua vez, o nível de confiança apresenta uma relação positiva com a divulgação de informação pessoal. Esta última variável encontra-se também relacionada com a partilha de notícias falsas e o grau de sensibilidade da informação. Ressalta-se que a atitude perante o uso da IA nas redes sociais é bastante positiva. A nível académico, as conclusões retiradas deste estudo contribuem para um conhecimento mais aprofundado do comportamento dos utilizadores nas plataformas digitais, tendo em conta a era da (des)informação, no contexto português. A nível empresarial, este estudo contribui para a adoção de estratégias, de comunicação e de implementação de sistemas de IA, por parte de gestores de marketing, que sejam adequados às características de uso dos utilizadores, para garantir a fiabilidade das suas plataformas e uma melhor experiência ao utilizador.


Trabalho final de Mestrado