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PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING PARA A EMPRESA BAYER PORTUGAL

Aluno: Maria LuÍsa Camilo Alves Pacheco De Miranda


Resumo
Este trabalho final de mestrado tem como finalidade o desenvolvimento de um plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Bayer Portugal. A Bayer Portugal é uma subsidiária da Bayer AG, uma empresa multinacional alemã, líder no setor das ciências da vida com uma presença particularmente significativa na área da saúde humana. O presente projeto contém um plano de tático que tem como propósito alcançar os seguintes objetivos: atrair e fidelizar um target mais jovem; fidelizar o consumidor atual; aumentar a notoriedade da marca Bayer; e, por último, minimizar as lacunas existentes nas táticas e ações de comunicação interna da empresa em estudo. Assim, este plano de comunicação integrada de marketing engloba não só a comunicação externa como também a comunicação interna. Este estudo utilizou, para o processo de recolha de dados primários, uma metodologia mixed-methods, através da realização de entrevistas em profundidade a 5 colaboradores da Bayer Portugal, como método qualitativo, e, como método quantitativo, a realização de um inquérito por questionário online a 222 pessoas, sendo que apenas 173 respostas foram consideradas válidas. A execução deste estudo permitiu não só entender o conhecimento da população portuguesa sobre a indústria farmacêutica e os respetivos players, em particular a Bayer, como também aferir a importância e relevância das redes sociais e de outros canais de comunicação na divulgação de informações sobre saúde e bem-estar. Adicionalmente, permitiu também compreender a perceção dos colaboradores internos da companhia face à estratégia de comunicação interna adotada pela mesma, e algumas sugestões que considerariam que melhoravam a eficácia e envolvimento dos colaboradores com as comunicações realizadas internamente. Posto isto, o presente plano de CIM incide em 4 áreas de atuação diferentes, sendo elas: Comunicação Interna; Comunicação Online; Promoções e Parcerias; Eventos e Patrocínios. É de mencionar que, para cada uma das áreas de atuação, foram desenvolvidas e apresentadas diferentes táticas de atuação a realizar no período de 1 ano.


Trabalho final de Mestrado