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O impacto de Atos de Fala Expressivos na Intenção de Compra e na Intenção de Seguir um Influencer

Aluno: Catarina Sofia Figueira Rodrigues PÃo


Resumo
Com a crescente relevância do conteúdo em vídeo nas redes socias, é importante para os influencers e profissionais de marketing compreender de que forma se pode criar conteúdo promocional em vídeo com o qual o público-alvo se identifique e que o motiva a comprar os produtos mencionados nos vídeos. Nesse sentido, o presente estudo pretende entender o papel dos atos de fala expressivos e assertivos nos vídeos promocionais dos influencers nas redes sociais e de que forma estes podem impactar a intenção de compra de um produto e a intenção de seguir o influencer, através da perceção de autenticidade do influencer. Adicionalmente, pretende-se examinar de que forma a homofilia percecionada pelo consumidor, relativamente ao influencer, pode alterar a relação entre os atos de fala e a intenção de compra do produto e de seguir o influencer. Foi usado o método experimental, com recurso a um questionário online, para testar a teoria proposta. Foram recolhidas 402 respostas válidas. Os dados recolhidos permitiram concluir que os atos de fala assertivos, bem como os expressivos, não têm impacto na intenção de compra e na intenção de seguir um influencer. Este estudo elucida uma área ainda pouco investigada, pois embora diversos estudos se tenham debruçado sobre o papel dos atos de fala em contexto escrito, a investigação sobre o papel dos diferentes atos de fala em contexto de vídeo continua a ser escassa, assim, o presente estudo irá contribuir para a literatura acerca do papel dos atos de fala expressivos e assertivos em contexto de vídeo.


Trabalho final de Mestrado