Search button

Plano de Marketing BLOS 2024

Aluno: InÊs Filipa Cordeiro ProenÇa Laranjeira


Resumo
O presente projeto consiste no desenvolvimento de um Plano de Marketing, para a empresa BLOS, com início em janeiro de 2024 e duração de um ano. A BLOS, uma empresa técnica na área da alimentação e nutrição, com 16 anos de experiência, procura em 2024 aumentar o seu número de clientes, aumentar o seu volume de vendas, bem como aumentar a sua presença online. O desenvolvimento deste projeto teve em conta análises internas aos recursos e à empresa, análises externas ao mercado e concorrentes, assim como uma recolha de dados primários através de duas entrevistas, a primeira realizada a um dos sócios-gerentes e outra realizada ao responsável comercial e, por fim, uma recolha de dados secundários, principalmente com recurso a bases de dados e material interno da empresa. Com base nas análises, percebeu-se que o mercado onde a BLOS atua está a crescer e apresenta novas tendências alimentares. Contudo é extremamente regulamentado, afetado pelas alterações climáticas e pelo aumento do preço dos bens alimentares, assim como é constituído por um grande número de concorrentes bem posicionados. Desta forma a BLOS, para colmatar as suas ameaças externas, consegue diferenciar-se, principalmente, devido ao seu portfólio adaptável às necessidades dos clientes e pela sua proximidade aos mesmos. As estratégias desenvolvidas e apresentadas neste relatório, relacionadas com quatro dos sete P's do marketing-mix (Produto/Serviço, Comunicação, Pessoas e Processos), vão de encontro com os objetivos previamente apresentados, sendo posteriormente calendarizada, orçamentada e avaliada cada uma para o período de aplicação do plano.


Trabalho final de Mestrado