Aluno: Catarina Campos Faustino
Resumo
O marketing de influência tem sido abordado de forma crescente por diversas
perspetivas de investigação. Especificamente, a divulgação explícita de publicidade pelo
influenciador é um tópico a ser estudado, tendo em conta que pode influenciar ou não as atitudes
que os consumidores têm face a um influenciador digital, a intenção de compra de um produto
e a intenção de recomendar online os produtos.
Neste sentido, esta dissertação aborda as interpretações dos consumidores face à
divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, para perceber como é
que essas interpretações se associam às atitudes face ao influenciador, à intenção de compra, e
à intenção de recomendar um produto online.
Este estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza um método único de recolha de
dados. Recorre-se a uma estratégia de inquérito, com recurso a entrevistas semiestruturadas a
17 consumidores que utilizavam o Instagram, de forma a perceber como se interpreta a
divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, ou seja, se é possível
reconhecer facilmente uma parceria entre uma marca e um influenciador e os efeitos desse
reconhecimento na perceção do consumidor e na sua avaliação do influenciador digital.
Os resultados obtidos permitem destacar que os seguidores conseguem detetar a
presença de uma parceria feita entre uma marca e um influenciador. Os consumidores
desenvolvem atitudes negativas face aos influenciadores digitais e evitam comprar produtos
que foram recomendados pelos mesmos.
Este estudo incrementa a literatura existente, ao que aborda as perceções dos
consumidores sobre a relação dos influenciadores digitais com as marcas e os efeitos dessa
saliência para os consumidores. Este estudo permite aos profissionais de marketing obterem
insights para melhor captar as opiniões dos seguidores e as suas perceções face ao conteúdo
publicitário explicitamente divulgado pelo influenciador digital e mesmo, compreender as
atitudes que os seguidores têm em relação aos influenciadores digitais.
Trabalho final de Mestrado