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Marketing de Influência: Contribuição para a Compreensão do Comportamento dos Consumidores face à Divulgação Explícita de Publicidade

Aluno: Catarina Campos Faustino


Resumo
O marketing de influência tem sido abordado de forma crescente por diversas perspetivas de investigação. Especificamente, a divulgação explícita de publicidade pelo influenciador é um tópico a ser estudado, tendo em conta que pode influenciar ou não as atitudes que os consumidores têm face a um influenciador digital, a intenção de compra de um produto e a intenção de recomendar online os produtos. Neste sentido, esta dissertação aborda as interpretações dos consumidores face à divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, para perceber como é que essas interpretações se associam às atitudes face ao influenciador, à intenção de compra, e à intenção de recomendar um produto online. Este estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza um método único de recolha de dados. Recorre-se a uma estratégia de inquérito, com recurso a entrevistas semiestruturadas a 17 consumidores que utilizavam o Instagram, de forma a perceber como se interpreta a divulgação explícita de conteúdo publicitário pelo influenciador digital, ou seja, se é possível reconhecer facilmente uma parceria entre uma marca e um influenciador e os efeitos desse reconhecimento na perceção do consumidor e na sua avaliação do influenciador digital. Os resultados obtidos permitem destacar que os seguidores conseguem detetar a presença de uma parceria feita entre uma marca e um influenciador. Os consumidores desenvolvem atitudes negativas face aos influenciadores digitais e evitam comprar produtos que foram recomendados pelos mesmos. Este estudo incrementa a literatura existente, ao que aborda as perceções dos consumidores sobre a relação dos influenciadores digitais com as marcas e os efeitos dessa saliência para os consumidores. Este estudo permite aos profissionais de marketing obterem insights para melhor captar as opiniões dos seguidores e as suas perceções face ao conteúdo publicitário explicitamente divulgado pelo influenciador digital e mesmo, compreender as atitudes que os seguidores têm em relação aos influenciadores digitais.


Trabalho final de Mestrado