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As Práticas de Marketing Interno Como Sinalizadoras da Empatia Organizacional: o Caso da Empresa Doutor Finanças

Aluno: Rita Ramalho Pereira GalvÃo


Resumo
Este estudo está inserido na área do marketing interno, que assume uma importância crescente e de especial atenção nas organizações. Este estudo de natureza exploratória, segue uma abordagem qualitativa, pretendendo abordar as perceções dos sinais de empatia da organização para com os seus colaboradores, com o objetivo de compreender se as práticas de marketing interno se traduzem na criação dessa empatia. Analisa-se ainda a forma como os sinais de empatia organizacional percecionados pelos colaboradores se relacionam com a confiança, o compromisso, a satisfação e a duração do relacionamento com a organização. Permite assim uma melhor compreensão do fenómeno de marketing interno em resposta às necessidades psicológicas dos indivíduos nas organizações. Este trabalho tem como contexto empírico a empresa Doutor Finanças, e aborda as suas iniciativas de marketing interno. É um estudo mono método, que recorre a entrevistas semiestruturadas a 14 colaboradores da empresa, incluindo dois membros da comissão executiva. As principais conclusões sugerem que a existência de uma cultura empresarial onde se dá voz aos colaboradores e se procura ir ao encontro das suas necessidades, impulsiona o sentimento de empatia dos colaboradores para com a organização, assim como da organização para com os seus colaboradores. A utilização de análise qualitativa em contexto empresarial permitiu aprofundar o conteúdo selecionado e compreender a importância das iniciativas de marketing interno, na perceção dos sinais de empatia nos colaboradores num contexto empresarial específico. Em termos empresariais, o estudo permite aos gestores e líderes das empresas compreender quais devem ser as suas principais preocupações para melhorar a relação empresa-empregado.


Trabalho final de Mestrado