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A Resistência dos Consumidores ao uso de Robótica, Inteligência Artificial e Automatização do Serviço em Restaurantes

Aluno: Zhang Rui


Resumo
A quarta revolução industrial trouxe-nos muitas inovações, como por exemplo a automatização de serviços, e assim também novos desafios. A utilização de serviços automatizados nos restaurantes é uma certa novidade, por isso, é importante compreender a resistência dos clientes face estas novas tecnologias, ao fim de fornecer estratégias para uma maior utilização da inovação nos restaurantes. A fim de compreender a resistência dos clientes à inovação e as intenções de utilizar a robótica e serviços automáticos em restaurantes no futuro, o presente estudo aplica o modelo conceptual baseado na teoria da resistência à inovação (innovation resistance theory - IRT). O modelo consiste em sete componentes: barreiras funcionais (uso, valor e risco), barreiras psicológicas (tradição e imagem), intenção de recomendar e intenção comportamental de uso. Este estudo baseia-se na análise quantitativa através da aplicação de questionário online (n=232) e utiliza o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM - partial least squares structural equation modeling). Os resultados mostram que barreira de uso, barreira de valor e barreira de tradição afetam significativamente as intenções futuras de recomendação dos consumidores da robótica em restaurantes. A barreira de uso, barreira de tradição e barreira de imagem estão também relacionadas com a intenção de utilização. Interessantemente, a barreira de risco não mostrou de ter uma relação significativa nem com a intenção de usar nem de recomendar.


Trabalho final de Mestrado