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A Importância Da Sustentabilidade para os Consumidores de Perfumes e Cosméticos Verdes no Duty-Free

Aluno: Julia Potsch Mendes


Resumo
O duty-free é a fonte de receita não-aeronáutica mais importante para os aeroportos internacionais e a categoria de produtos de perfumes e cosméticos a mais representativa em vendas no duty-free. Apesar da importância das compras em aeroportos, a indústria carece de dados sobre o comportamento de compra do passageiro no duty-free em torno da sustentabilidade. Desta forma, a presente dissertação procura estudar: (1) se os passageiros atribuem importância à sustentabilidade nas escolhas de compra e quais são os fatores influenciadores da compra de produtos verdes na categoria de perfumes e cosméticos no duty-free, (2) quais são as preferências pelos diferentes tipos de produtos verdes na categoria de perfumes e cosméticos no duty-free, (3) quais são as razões para o passageiro não olhar ativamente por mais produtos verdes na categoria de perfumes e cosméticos no duty-free, (4) se o passageiro está disposto a pagar mais por produtos verdes na categoria de perfumes e cosméticos no duty-free. Este estudo foi conduzido recorre a uma abordagem qualitativa e uma amostragem não-probabilística por conveniência. Realizaram-se vinte entrevistas em profundidade. Para apoio à análise recorreu-se ao software MaxQDA. Os resultados demonstram que os compradores do duty-free atribuem importância à sustentabilidade, sendo o perfume o tipo de produto com maior preferência pelos consumidores. No entanto, os passageiros não estão dispostos a pagarem um preço alto por produtos verdes na categoria de perfumes e cosméticos. A falta de disponibilidade e visibilidade de produtos verdes no duty-free são as principais barreiras à compra. A nível acadêmico o presente estudo permitiu contribuir para uma melhor compreensão da importância da sustentabilidade para os compradores do duty-free. A nível empresarial forneceu insights importantes para gestores e profissionais de marketing do travel retail, potenciarem as suas estratégias com os seus consumidores.


Trabalho final de Mestrado