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Quick-commerce para compras de supermercado em Portugal: os antecedentes da intenção comportamental

Aluno: Mariana Leal RuÃo


Resumo
Em resultado do amadurecimento do e-commerce e da constante mudança de hábitos de vida, um número crescente de consumidores utiliza apps de entregas ultrarrápidas para compras de supermercado. O quick-commerce consiste na geração seguinte do e-commerce e evidencia a rapidez e comodidade por meio da transformação digital do retalho online, sendo esta uma das indústrias mais dinâmicas. Algumas investigações anteriores desenvolveram modelos conceptuais que estudaram os antecedentes à intenção comportamental no contexto do comércio eletrónico. O presente estudo sustentou-se em teorias de aceitação tecnológica e comportamento do consumidor e investigou motivações utilitárias, motivações hedónicas, motivações experienciais, atitudes, norma subjetiva, controlo comportamental e intenção comportamental nos utilizadores de plataformas de instant delivery para compras de supermercado em Portugal. Esta investigação de natureza descritivo-explanatória recorre a um tipo de estudo de método misto – qualitativo e quantitativo – e é utilizada uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Numa primeira fase, os dados foram recolhidos através de focus group e, numa segunda fase, foi divulgado um questionário online, obtendo-se 201 respostas válidas, sendo posteriormente tratados e analisados por meio de métodos estatísticos no software IBM SPSS Statistics 27. Os resultados indicam que as motivações utilitárias e experienciais influenciam significativamente a atitude; por sua vez, a atitude e a norma subjetiva têm influência sobre a intenção comportamental. Os resultados sugerem que a alteração das necessidades dos consumidores leva à progressiva valorização de serviços que proporcionem maior conveniência, por meio da eficácia da rapidez da entrega e comodidade. O q-commerce tem um enorme potencial de crescimento e as empresas devem focar-se nos antecedentes da intenção comportamental. Foram apresentadas as limitações identificadas ao longo do estudo e foram feitas sugestões para pesquisas futuras.


Trabalho final de Mestrado