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O Impacto da Nostalgia na Perceção de Valor e nas Intenções de Compra de Discos de Vinil

Aluno: JoÃo Miguel SimÕes Pedro


Resumo
Atualmente, a promoção, distribuição e consumo de música acontecem principalmente no espaço digital. As plataformas de streaming, como o Spotify, assentam na desmaterialização da música, ao ponto de o ouvinte não precisar de uma cópia digital de uma canção para a ouvir. No entanto, a última década tem sido palco de um ressurgimento improvável: as vendas mundiais de discos de vinil têm aumentando anualmente, sem sinal de abrandamento. Artistas de grande e pequena dimensão editam álbuns em vinil, com vendas que ultrapassam valores que não se assistiam há três décadas, e os compradores são cada vez mais jovens. Como se explica esta tendência aparentemente contraditória? Este estudo olha para duas formas de nostalgia, pessoal e histórica, como uma possível explicação para a revalorização dos discos de vinil. São analisados os antecedentes da nostalgia, as diferenças entre as duas formas, as emoções que despertam no consumidor, e os antecedentes da intenção de compra de discos de vinil. Foi realizado um estudo quantitativo usando uma amostragem de conveniência com 305 respostas válidas. Os resultados demonstram: 1) a propensão para a nostalgia como antecedente da nostalgia pessoal e da nostalgia histórica e, 2) que existe uma relação positiva entre a nostalgia histórica por discos de vinil e as emoções nostálgicas, que por sua vez afetam positivamente o valor percebido de discos de vinil e a intenção de compra de discos de vinil. A faixa etária mais jovem (35 anos ou menos) revelou maior intenção de compra quando comparada com as restantes faixas etárias. Este estudo permitiu aprofundar a escassa literatura do marketing sobre a nostalgia associada a um produto musical. O estudo mostra que a indústria musical deve continuar a apostar na articulação entre o digital e os discos de vinil, e que pode olhar para outros produtos, experiências e contextos nostálgicos de forma a rematerializar a experiência musical, criando assim mais envolvimento com os ouvintes.


Trabalho final de Mestrado