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Exploração das Atitudes dos Clientes Relativamente à Adoção da RAISA nos Restaurantes - Aplicação do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM)

Aluno: Shuai Wang


Resumo
A humanidade passou através de quatro importantes revoluções tecnológicas na sua história, sendo as duas mais recentes a revolução digital representada pela tecnologia da Internet e a revolução tecnológica emergente representada pela tecnologia da inteligência artificial. Com os Robots, Inteligência Artificial e Automatização de Serviços (RASIA) cada vez mais utilizados em todas as indústrias, o maior problema é que ainda não sabemos quais são as atitudes das pessoas em relação à RAISA ou, especificamente quais são os fatores que influenciam as atitudes das pessoas em relação à adoção destas novas tecnologias. Até ao momento há pouca investigação sobre perceção dos clientes acerca da introdução da RAISA nos restaurantes. Tendo isso em conta, o objetivo principal deste estudo passa por explorar as atitudes dos clientes em relação à adoção da RAISA no setor da restauração. A fim de estudar esta questão, foi realizado um estudo quantitativo com o questionário como o instrumento de recolha dos dados (n=232). Após análise dos dados utilizando o método de PLS-SEM verificou-se que a atitude geral em relação à tecnologia, o interesse dos clientes em adotar a RAISA, adequação ao trabalho e prazer percebido mostraram de ter o impacto positivo nas utilidade percebida e intuito de utilização das novas tecnologias como a RAISA. Conclui-se, portanto, que a atitude geral dos clientes em relação à tecnologia tem uma influência positiva sobre a intenção comportamental de utilizar a RAISA. As características pessoais dos clientes, tais como educação e rendimentos, não influenciam as suas atitudes em relação à RAISA.


Trabalho final de Mestrado