Search button

Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Lisbon Venues – Feiras, Congressos e Eventos

Aluno: Sofia Machuca Ribeiro E Silva


Resumo
Este projeto pretende apresentar uma proposta de Plano de Comunicação Integrada de Marketing para a empresa Lisbon Venues, detentora do Centro de Congressos de Lisboa e da FIL, e organizadora de feiras, congressos e eventos. O mesmo surge a fim de dar resposta à fraca comunicação da organização, a nível interno e externo, impedindo a maximização do seu volume de negócio. Desta forma, foram estabelecidos objetivos para impulsionar o awareness da Lisbon Venues. Por meio de estratégias de comunicação que proporcionam uma melhoria da comunicação interna da organização, um aumento da sua notoriedade e da formalização do seu re-branding, e a melhoria da fidelização de parcerias com fornecedores e clientes. A revisão de literatura que suporta este projeto aborda os conceitos de comunicação integrada de marketing e respetivos planos de CIM, o de eventos e, por fim, o da comunicação interna. Seguindo-se do plano em si, onde é feita uma análise da organização perante o mercado onde se insere, com vista a justificar os objetivos da investigação. Para estudar a envolvente atual, a fim de dar suporte a esta análise, foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos no processo de recolha de dados primários e dados secundários. Foram realizadas entrevistas a colaboradores da empresa e um inquérito por questionário on-line que reuniu 241 respostas válidas. Verificou-se a forte presença da organização no mercado nacional, e ao mesmo tempo, a dificuldade em transmitir uma mensagem uniforme, coerentes e concisas perante o seu público-alvo. Concluída a elaboração do plano foram desenvolvidas áreas de atuação para o próximo ano 2024, conforme as necessidades e públicos definidos para a organização, como a comunicação interna, comunicação on-line, publicidade, e colaboração com parcerias. Com o objetivo de aumentar e enquadrar a imagem e perceção real dos clientes e potenciais da Lisbon Venues.


Trabalho final de Mestrado