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A Escolha de um Hotel Ecológico: Da Intenção ao Comportamento

Aluno: Joana Filipa Duarte Mendes


Resumo
O turismo é uma das indústrias mais prejudiciais para o meio ambiente e são cada vez mais os consumidores que, conscientes desta situação, exigem que este setor se torne mais sustentável, levando em consideração fatores da sustentabilidade do espaço hoteleiro quando fazem as suas escolhas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo identificar o que motiva os clientes a escolher um hotel ecológico e explorar quais os fatores que criam o gap intenção-comportamento. Esta investigação é de natureza quantitativa e a ferramenta de recolha de dados utilizada foi o questionário online, disponibilizado em português e inglês. Foram obtidas 322 respostas válidas. Os dados foram analisados usando regressões lineares multivariadas. Concluiu-se com este estudo que a intenção de escolher hotéis ecológicos será maior quando o cliente tem um maior nível de controlo comportamental, obrigação moral e quando já experienciou hotéis ecológicos. Além disso, verificou-se que quando existe mais disponibilidade (ou seja, mais oferta e facilidade no processo de pesquisa e reserva dos hotéis ecológicos), menor será o gap entre intenção e comportamento. Este estudo proporcionou um nível de conhecimento teórico mais aprofundado sobre o comportamento do consumidor no processo de decisão de escolha de um hotel ecológico, desde a intenção até ao comportamento efetivo. Os insights obtidos neste estudo são importantes para ajudar os gestores hoteleiros e profissionais de marketing a conhecer melhor o perfil de cliente que tem preferência por hotéis ecológicos e, consequentemente, desenvolver estratégias de gestão e marketing mais eficazes.


Trabalho final de Mestrado