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MEDIAS SOCIAIS NA CONSIDERAÇÃO DE CONSUMIDORES CHINESES EM SUBMETER-SE A CIRURGIA COSMÉTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Aluno: Zhu Zhehui


Resumo
A cirurgia cosmética sempre foi um tema quente e que atualmente exige mais investigação. Com desenvolvimento da tecnologia e o aumento da busca das pessoas por beleza, o interesse dos consumidores por cirurgia cosmética aumentou fortemente. Ao mesmo tempo, o tema da beleza é discutido frequentemente nos medias sociais caraterizados por plataformas que estimulam fortemente a interatividade e que têm um grande número de utilizadores. A nível académico, este trabalho tem como objetivo explorar: (1) se os medias sociais têm impacto nas considerações por cirurgia cosmética; e (2) se a auto-objetificação, autoestima e ansiedade de aparência são fatores potenciais que influenciam a consideração de cirurgia cosmética. A nível da prática empresarial, esta investigação contribui para que as instituições de cirurgia cosmética compreendam as características dos potenciais grupos de clientes que utilizam medias sociais, o que pode permitir melhorar a credibilidade e popularidade das suas marcas. O estudo utilizou uma abordagem quantitativa e recorreu a inquéritos por questionários para investigar consumidores chinesas. A amostra é composta por 337 utilizadores chineses de medias sociais com idade entre os 18 e 39 anos. Os resultados mostraram que os medias sociais, o nível de auto-objetificação e a ansiedade dos utilizadores relativamente à aparência podem afetar a consideração dos consumidores sobre cirurgia cosmética. Finalmente, neste estudo verificou-se que o nível de autoestima não estava relacionado com a consideração de cirurgia cosmética.


Trabalho final de Mestrado