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Antecedentes da Atitude e da Imagem de Marca do Patrocínio e suas Influências na Intenção de Compra

Aluno: Tiago Miguel Ferreira Raposo Martins


Resumo
No contexto atual as organizações procuram muitas vezes posicionar-se através de patrocínios, sendo uma forma mais leve de mostrar a marca sem ser estritamente comercial. Deste modo, é importante perceber os fatores que influenciam um consumidor quando é exposto a um patrocínio, e também os antecedentes da intenção de compra, de maneira a poder otimizar a imagem de marca que têm do patrocínio, como também a sua atitude a estas marcas que pretendem associar-se ao seu clube de futebol. A presente dissertação investiga os antecedentes da intenção de compra de um adepto e por sua vez, os antecedentes da atitude em relação à marca a associada e à imagem de marca do patrocínio. Para isso, foi realizado um estudo de natureza explanatória, visto que pretende verificar a relação de causa e efeito das variáveis, recorrendo à elaboração de um questionário partilhado online, que obteve 225 respostas, para deste modo perceber a atitude em relação à marca associada, a imagem de marca e por fim, os antecedentes da intenção de compra. Ao analisar os resultados, verifica-se que a congruência entre o clube e o patrocínio é o fator que mais influencia positivamente quer a atitude em relação à marca associada, quer a imagem de marca do patrocínio, embora o envolvimento do adepto também seja um fator importante. Estes dois fatores influenciam positivamente a intenção de compra, especialmente a atitude em relação à marca associada. Deste modo, as organizações que pretendem entrar no mercado desportivo devem dar importância à atitude em relação à marca associada e à imagem de marca do patrocínio, melhorando através da congruência entre o clube e o patrocínio, como também do envolvimento do adepto, para conseguir deste modo otimizar a intenção de compra do consumidor.


Trabalho final de Mestrado