Aluno: Rita Nobre Do Carmo Coelho
Resumo
Em resultado dos atuais desafios ambientais, económicos e sociais, existe um crescente interesse relativamente ao consumo sustentável, pela crescente exigência dos consumidores e pela ação empresarial no tocante a produtos e práticas sustentáveis, surgindo oportunidades no marketing de influência sustentável.
Neste sentido, tendo em conta a progressiva importância e o conhecimento restrito sobre o tema, o objetivo geral da presente dissertação é contribuir para o aumento do conhecimento empírico das características comunicacionais e do conteúdo produzido pelos influenciadores digitais sustentáveis, sobre o seu peso relativo na explicação da capacidade persuasiva, e o impacto dessa capacidade persuasiva e do engagement na intenção de compra na área da sustentabilidade.
A investigação segue uma abordagem descritiva-explanatória e utiliza um tipo de estudo mono-método quantitativo e técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário online, num horizonte temporal transversal, obtendo-se 301 respostas válidas, posteriormente tratados e analisados com recurso ao software IBM SPSS Statistics 25.
Os resultados indicam que características como a atratividade e a confiabilidade dos influenciadores digitais sustentáveis, assim como a qualidade e quantidade do conteúdo por eles produzido tendem a determinar a sua capacidade de persuasão comunicativa, embora de forma diferenciada. Também se constou que a eficácia persuasiva do influenciador digital na intenção de compra sustentável é mediada pelo engagement suscitado, verificando-se que quanto maior a capacidade de persuasão maior o engagement e, consequentemente, maior a intenção de compra sustentável.
Este tema é pertinente a nível académico para o enriquecimento do conhecimento de um tema ainda pouco explorado, mas extremamente atual e relevante. A nível empresarial, auxilia os marketers no desenvolvimento de estratégias de marketing de influência mais adequadas, com elementos sobre a eficácia persuasiva dos influenciadores que mais contribuem para o engagement e, subsequentemente, influenciam a intenção de compra sustentável.
Trabalho final de Mestrado