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Influência da Qualidade da Relação com o Clube no Envolvimento do Adepto no Youtube

Aluno: Sofia Dos Santos Dias


Resumo
A crescente concorrência no setor desportivo torna imperativo a transição do foco das estratégias dos clubes para uma abordagem relacional, devendo estes tentar preservar as relações existentes com os seus consumidores ao invés de incentivar transações singulares. Neste seguimento, é necessário aprofundar o conhecimento sobre a Qualidade da Relação percebida pelo adepto, e o seu impacto nos diferentes comportamentos do mesmo. Assim, e atendendo ainda ao crescimento das redes sociais como meios de envolvimento, o presente estudo procura explicar empiricamente a relação entre as diferentes componentes da Qualidade da Relação e as dimensões de consumo, contribuição e criação do envolvimento do adepto no Youtube. Por conseguinte, desenvolveu-se um estudo quantitativo mono-método de caráter explanatório, num horizonte temporal cross-sectional. A amostra, caracterizada por ser não probabilística e selecionada por conveniência, foi composta por 205 respostas válidas e analisadas estatisticamente com recurso aos softwares IBM SPSS Statistics versão 28.0 e SmartPLS 4.0. Os resultados sugerem que o compromisso, a intimidade e a identificação são as únicas componentes da Qualidade da Relação que conseguem influenciar de forma positiva e significativa as atividades de envolvimento do adepto português no Youtube. A nível académico, a presente investigação consegue preencher lacunas existentes na literatura alusivas ao papel da Qualidade da Relação no comportamento dos adeptos de desporto. A nível prático, são partilhadas estratégias que visam potenciar as dimensões com impacto no envolvimento do adepto no Youtube.


Trabalho final de Mestrado