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Attitudes dos clientes e a adoção de RAISA: uma análise baseada no modelo TAM

Aluno: AndrÉ Filipe SilvÉrio Moreira


Resumo
O dinamismo das tecnologias como inteligência artificial e robótica está a transformar profundamente os serviços, gerando um debate crucial sobre a adoção dessas inovações. Este estudo investiga as atitudes dos clientes em relação aos serviços automatizados, particularmente a tecnologia RAISA (robótica, inteligência artificial e automatização de serviços), cujo impacto em Portugal ainda é pouco compreendido pois encontra-se numa fase inicial. O estudo assenta numa metodologia quantitativa, conduzida através de um questionário divulgado online. Resultante de uma amostragem não-probabilística por conveniência, foram obtidas 451 respostas, das quais 319 se consideraram válidas. Os resultados obtidos através de método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) evidenciam que além de fatores tradicionais como facilidade de uso e utilidade percebida, a atitude geral dos clientes em relação à tecnologia e o seu interesse específico em adotar RAISA desempenham um papel significativo na sua formação de atitudes. Por sua vez, encontra-se uma forte relação entre a atitude dos utilizadores relativamente ao uso de RAISA e a sua intenção de adotar essa tecnologia, corroborando estudos anteriores. Este estudo enriquece o entendimento sobre a aceitação de tecnologia, expandindo o modelo TAM para analisar atitudes em relação às inovações como RAISA. Destaca-se o papel crucial das atitudes positivas dos utilizadores na adoção dessas tecnologias. Ao remodelar a relação entre atitudes e adoção, este estudo fornece uma base sólida para investigações futuras, impulsionando o desenvolvimento das teorias sobre o comportamento dos utilizadores face às tecnologias emergentes. A nível empresarial, é fundamental fomentar uma atitude positiva em relação a RAISA, realçando benefícios específicos e personalizando a adoção conforme contextos variados. Valorizar a facilidade de uso é essencial para melhorar a utilidade percebida. A integração de RAISA deve ser acompanhada por experiências positivas e suporte ao cliente eficaz, promovendo uma atitude favorável e incentivando a intenção de uso contínuo.


Trabalho final de Mestrado