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O impacto do influenciador digital no comportamento do consumidor

Aluno: Maria Catarina Cartaxo De Almeida


Resumo
Com o crescimento das redes sociais é cada vez mais notória a importância do influenciador digital no comportamento, atitude e decisão do consumidor. Entre muitos outros fatores, o influenciador pode impactar o envolvimento do consumidor, a atitude do consumidor em relação ao conteúdo gerado por utilizadores (CGU) e, consequentemente, a relação do consumidor com a marca e a sua intenção de compra. Este estudo pretende averiguar quais são os atributos do influenciador digital que efetivamente contribuem para a persuasão do comportamento do consumidor e descobrir quais são os fatores relevantes para as marcas melhorarem a relação com o consumidor. A presente dissertação teve por base um estudo quantitativo mono-método, sendo de natureza explanatória, e decorreu num horizonte temporal cross-sectional. Foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência, cujos dados foram recolhidos através um questionário online. No total, obtiveram-se 251 respostas válidas, sendo os dados analisados com recurso Excel e ao SmartPLS, através de técnicas estatísticas. Os resultados obtidos demonstraram que, no que toca à atitude do consumidor em relação ao CGU, a congruência e o valor informativo do influenciador são os únicos fatores que a impactam. No caso do envolvimento do consumidor, foram confirmados a congruência e os valores informativo e experiencial como os fatores das características do influenciador que influenciam a dimensão referida. Por sua vez, a relação do consumidor com a marca é impactada positivamente pela atitude do consumidor em relação a CGU e também pelo envolvimento do consumidor. No que toca aos aspetos identificados na relação do consumidor com a marca, todos mostraram-se relevantes para a explicação do aumento da intenção de compra. A nível académico, o presente estudo permitiu o enriquecimento do conhecimento sobre o impacto do influenciador digital no comportamento do consumidor e na relação com a marca, ao explorar relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou analisadas conjuntamente. A nível empresarial, fornece informações para o delineamento de estratégias de marketing, ilustrando a importância do uso de influenciadores no fortalecimento da relação da marca com o consumidor.


Trabalho final de Mestrado