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O impacto das redes sociais na escolha de destinos turísticos premium

Aluno: Marta Maria Calheiros De Sousa


Resumo
A escolha de um destino turístico é um processo complexo, tendo em consideração a variedade de destinos que o consumidor tem como opção, pelo que a busca por informações e recomendações se torna crucial, principalmente no setor do luxo. Para tal, o consumidor cada vez mais recorre ao UGC que se encontra disponível nas redes socias como consequência da evolução da web 2.0. A procura por credibilidade do conteúdo e da fonte cresce como meio de interpretar o que é real e confiável. Desta forma, este estudo visa estudar o comportamento do consumidor nas redes sociais e de que forma estas influenciam a sua seleção de destino turístico premium. É ainda analisada a predisposição para pagar um preço premium, uma vez que, perante as dificuldades políticas e económicas globais o mercado do luxo continua a crescer, nomeadamente com a procura por experiências de luxo. São ainda abordadas questões relativas ao status social percebido como fator que influencia a predisposição para pagar um preço mais elevado. Este estudo é de natureza explanatória e recorreu a uma abordagem quantitativa através do recurso a um questionário divulgado online. Neste, recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência e foram obtidas 370 respostas, das quais apenas foram consideradas validas 212. Os resultados obtidos foram analisados através do método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) e evidenciaram que das atividades nas redes sociais, a interação e a customização não detêm qualquer controlo ou influencia sobre a motivação para receber UGC. Não obstante, a frequência de uso, o WOM e o entretenimento revelam-se fatores capazes de influenciar o utilizador, sendo que o entretenimento se revelou o fator com maior capacidade de influência. Verificou-se ainda que a motivação para receber UGC é influenciada pela confiança tanto na fonte como no conteúdo em si. A nível académico o presente estudo permitiu obter e fornecer um melhor conhecimento e insights sobre quais os impactos das redes sociais nas escolhas do consumidor, propondo hipótese com relações que ainda não tinham sido estudadas. A nível empresarial, este estudo permite que sejam desenvolvidas estratégias de marketing apropriadas com um custo mais reduzido por parte dos próprios destinos e respetivos organismos turísticos, de empresas de viagens no setor do turismo e do luxo. São ainda apresentadas sugestões de pesquisas futuras.


Trabalho final de Mestrado