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O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO PROCESSO DE DECISÃO DE ESCOLHA DE DESTINOS TURÍSTICOS NA GERAÇÃO Y

Aluno: Catarina GonÇalves Sobreiras


Resumo
As redes sociais online têm, nos últimos anos, ganho cada vez mais popularidade. Usadas tanto por consumidores como empresas, as marcas começam a apostar nestas plataformas para comunicar os seus serviços, através do marketing de influência. Esta técnica recorre aos influenciadores digitais que, devido ao seu elevado número de seguidores, acabam por influenciar as decisões de consumo de quem os segue. Desta forma, o principal objetivo deste estudo consiste em compreender qual o papel dos influenciadores digitais no processo de decisão de escolha de destinos turísticos, na Geração Y. Orientada por um estudo quantitativo mono-método, de natureza explanatória, esta investigação decorreu num horizonte temporal cross-sectional. Com uma amostragem não probabilística por conveniência e uma recolha de dados através de um questionário online, obtiveram-se, no total, 504 respostas válidas. Os resultados alcançados demonstraram que a interatividade, a informação e a conveniência são as gratificações mais procuradas pelos consumidores para seguir influenciadores digitais, pelo que a conveniência é aquela que tem uma relação mais forte quando relacionada com o engagement. Por sua vez, a atitude do consumidor para com um influenciador digital está positivamente associada ao nível de engagement que este tem com próprio influenciador, o que acaba por influenciar positivamente, também, a intenção de compra do consumidor para com os destinos turísticos promovidos pelo influenciador. Em termos académicos este estudo contribui para ampliar a literatura sobre o marketing de influência, relacionando-o com diferentes variáveis e a sua ligação entre si, ainda pouco exploradas anteriormente. A nível empresarial, os resultados obtidos permitem compreender melhor de que forma o processo de decisão de compra dos consumidores pode ser influenciado pelos influenciadores digitais, permitindo às empresas criar campanhas de marketing mais eficazes.


Trabalho final de Mestrado