Aluno: JÉssica Mandisa TorrÃo Magaia
Resumo
O presente projeto visa desenvolver um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
para a Iberohills, uma empresa que atua no setor do turismo em Portugal. A relevância deste estudo
reside no crescente investimento e, consequentemente, competição no mercado de turismo e na
dificuldade que as empresas apresentam para se destacarem. Ao compreender as práticas de CIM, a
Iberohills poderá otimizar a sua comunicação, fortalecer a sua presença no ramo e alcançar novos
mercados.
Para a realização do estudo foi adotada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem de
investigação de natureza qualitativa. Num primeiro momento, foram recolhidos dados secundários
para a análise externa. De seguida, e devido ao facto da Iberohills ser uma empresa recente no
mercado, foi realizada a recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada à
fundadora da empresa, de forma a obter informações acerca da empresa e o seu funcionamento,
estratégias de comunicação, clientes, principais concorrentes e os seus objetivos de comunicação. De
seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e focus group com turistas séniores alemães,
essencialmente para perceber as suas motivações e preferências para viajar. Em relação ao horizonte
temporal, neste estudo foi aplicada a técnica cross-sectional.
Os resultados obtidos através das entrevistas e focus group realizadas com séniores alemães
que têm o hábito de viajar, são de particular relevância para este estudo, contribuindo com perceções
importantes sobre os seus comportamentos e preferências. As análises realizadas destacam que este
grupo tem o hábito de recorrer à internet como principal fonte de informação no planeamento de
viagens e que a rede social mais utilizada é o Facebook. Os resultados também evidenciam a
influência significativa que as recomendações de amigos e familiares exercem sobre as suas decisões
de viagem e, por último, a busca por destinos que ofereçam sol, alinhadas com a primazia em
atividades de desporto na natureza. Neste sentido, este estudo permitiu fornecer diretrizes concretas
para o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas para alcançar este segmento de
mercado.
Trabalho final de Mestrado