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Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Iberohills

Aluno: JÉssica Mandisa TorrÃo Magaia


Resumo
O presente projeto visa desenvolver um plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para a Iberohills, uma empresa que atua no setor do turismo em Portugal. A relevância deste estudo reside no crescente investimento e, consequentemente, competição no mercado de turismo e na dificuldade que as empresas apresentam para se destacarem. Ao compreender as práticas de CIM, a Iberohills poderá otimizar a sua comunicação, fortalecer a sua presença no ramo e alcançar novos mercados. Para a realização do estudo foi adotada uma pesquisa descritiva, com uma abordagem de investigação de natureza qualitativa. Num primeiro momento, foram recolhidos dados secundários para a análise externa. De seguida, e devido ao facto da Iberohills ser uma empresa recente no mercado, foi realizada a recolha de dados primários através de uma entrevista semiestruturada à fundadora da empresa, de forma a obter informações acerca da empresa e o seu funcionamento, estratégias de comunicação, clientes, principais concorrentes e os seus objetivos de comunicação. De seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e focus group com turistas séniores alemães, essencialmente para perceber as suas motivações e preferências para viajar. Em relação ao horizonte temporal, neste estudo foi aplicada a técnica cross-sectional. Os resultados obtidos através das entrevistas e focus group realizadas com séniores alemães que têm o hábito de viajar, são de particular relevância para este estudo, contribuindo com perceções importantes sobre os seus comportamentos e preferências. As análises realizadas destacam que este grupo tem o hábito de recorrer à internet como principal fonte de informação no planeamento de viagens e que a rede social mais utilizada é o Facebook. Os resultados também evidenciam a influência significativa que as recomendações de amigos e familiares exercem sobre as suas decisões de viagem e, por último, a busca por destinos que ofereçam sol, alinhadas com a primazia em atividades de desporto na natureza. Neste sentido, este estudo permitiu fornecer diretrizes concretas para o desenvolvimento de estratégias de comunicação adequadas para alcançar este segmento de mercado.


Trabalho final de Mestrado