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Os memes e a sua influência na imagem de marca

Aluno: Ana Marta Rodrigues Rocha


Resumo
O contínuo uso das redes sociais por parte dos consumidores e das marcas providenciou novas meios para interagirem entre si. As marcas precisam de estar cientes quanto às diversas estratégias de comunicação de marketing, neste caso o marketing de memes. Os utilizadores de redes sociais sofrem de um fenómeno denominado de contágio social, que se relaciona com a velocidade de transmissão de informações em plataformas on-line. O compartilhamento massivo de memes pode afetar a imagem das marcas tanto positiva quanto negativamente. Assim, este estudo pretende compreender os fatores que fazem um meme afetar a imagem de uma marca por parte dos consumidores. O presente estudo tem um carácter exploratório, onde o objetivo é recolher informação e aprofundar o conhecimento sobre o tópico. Assim, assenta numa metodologia qualitativa, realizada através da estratégia de investigação focus group. Resultante de uma amostragem não probabilística intencional, foram realizados dois focus group. Os dados recolhidos foram analisados através de uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos evidenciam que (1) o marketing de memes pode afetar a imagem de marca tanto positiva como negativamente, (2) os fatores que afetam a imagem de marca são a fecundidade, fidelidade de cópia, longevidade, humor, intensidade emocional e remistura e (3) os memes podem fortalecer as associações de marca e, consequentemente, melhorar a imagem de marca, caso ocorra recordação de marca.


Trabalho final de Mestrado